SIGA A ABCP NAS REDES

Dia: 15 de março de 2013

Ponto de vista: transporte de qualidade

Por Ronaldo Vizzoni*

As cidades brasileiras enfrentam diariamente grandes desafios. Em um cenário marcado pela falta de infraestrutura viária para suportar o crescimento da frota, em que há precariedade dos meios de transporte e excesso de veículos de passeio – sinônimo de engarrafamentos – o maior deles talvez seja oferecer transporte de massa de qualidade. O BRT – Bus Rapid Transit, conhecido como corredor exclusivo de ônibus, é uma alternativa eficiente para minimizar essa situação.

 

* Leia o artigo completo do gerente de Infraestrutura da ABCP na coluna Ponto de Vista, do jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba (SP), 11/08/2012.

Pavimento urbano de concreto é tendência

Por Fábio Castaldelli*

Uma das tendências em cidades de grande e médio porte é aderir ao pavimento urbano de concreto. O principal motivo da escolha está na economia, que, de acordo com especialistas, pode variar de 35% a 80%. O gerente de Infraestrutura da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Ronaldo Vizzoni, menciona que os menores gastos estão relacionados, em grande parte, à resistência do material.

 

* Leia a reportagem completa do Diário do Norte do Paraná (17/02/2013)

Pavimentar ou asfaltar. Um desafio da comunicação

Por Hugo Rodrigues*

O verbo asfaltar é empregado, de forma errônea, como sinônimo de pavimentar, não apenas por leigos, mas também por gestores públicos bem-preparados, profissionais experientes da construção e publicações especializadas. Não raro um jornalista escreve que se refere ao “asfaltamento” de tal rodovia, quando, na realidade, ela foi pavimentada com concreto de cimento portland.

A maioria da população, por sua vez, não identifica ou percebe a diferença entre os materiais empregados nos pavimentos de estradas e vias urbanas, razão pela qual se acostumou usar o verbo asfaltar. Daí, o desafio da indústria de cimento e concreto de corrigir a distorção, esclarecendo os diversos públicos sobre a diferença semântica. Mas a questão vai além da confusão semântica. A indústria

está empenhada em demonstrar o valor que o pavimento de concreto agrega para os usuários, traduzido pela sua durabilidade, que pode ultrapassar 30 anos, e para os contribuintes e o poder público, pela redução dos custos de manutenção.

 

* Leia artigo completo do gerente nacional de Comunicação da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), publicado em O Estadão Matogrossense (Cuiabá-MT, 29/10 a 05/11/2012).


Entre em contato conosco