SIGA A ABCP NAS REDES

Dia: 22 de maio de 2023

Especialista esclarece mitos e verdades sobre pavimentação em concreto

“Só dá para utilizar o pavimento em concreto em vias de tráfego pesado? Mito.” A afirmação é de Alex Maschio, engenheiro civil, gerente da regional Sul da ABCP e diretor do Instituto Ruas, de Curitiba.

Alex explica que a pavimentação feita em concreto é uma solução durável, resistente e que se comporta bem em tráfego pesado de veículos. “E por que foi direcionado para tráfego pesado aqui no Brasil? Justamente pelo custo. No passado, existia uma questão impeditiva em relação ao custo, e onde que o pavimento em concreto se viabilizava? Justamente onde era necessário um pavimento mais espesso”.

Ele conta que as primeiras obras em concreto que se tem notícia no Brasil foram realizadas em áreas urbanas nas cidades de Pelotas e Itaqui, no Rio Grande do Sul. “E continuaram sendo utilizadas em grandes avenidas até meados do século passado, como na avenida Boa Viagem, em Recife, por exemplo, lá em 1960, quando o custo fez com que o concreto passasse a ser interessante apenas para rodovias de tráfego pesado.”

Alex reforça que “hoje, devido às tecnologias que buscamos em outros países, focadas em tráfegos mais leves de veículos, e dada a evolução do custo do asfalto [CAP – Cimento asfáltico de petróleo), de mais de 400% nos últimos 12 anos, podemos afirmar que o pavimento em concreto aparece como uma solução viável e competitiva para todas as situações, seja em rodovias e outras aplicações para tráfego pesado, seja em vias urbanas e estradas rurais voltadas a tráfegos médios e leves”.

 

Mais barato que o asfalto

Outro mito que Alex desmistifica é quando os “especialistas de internet” afirmam que o pavimento em concreto dura mais, mas é o dobro do preço, se comparado com o asfalto. “É mais um mito. Muito pelo contrário, nas condições que temos hoje de mercado, do preço do CAP, isso fez com que uma curva existente entre o preço do pavimento em concreto e o de asfalto fosse se aproximando até um ponto em que essa curva começou a virar. Hoje vemos obras de pavimentação em concreto sendo feitas em várias cidades do Brasil, algumas delas com custo 25% inferior em relação ao asfalto na implantação. Se colocarmos ao longo da vida útil, chegamos a quase 70% de economia”.

Entre os clientes de Alex estão algumas prefeituras pelo Brasil. “Percebemos em trabalhos que realizamos junto com algumas prefeituras que é possível chegar a uma economia de 10% a 15% no custo inicial das obras em concreto, se comparado com asfalto.”

 

Vantagem

Alex lembra que trabalhar com pavimentação em concreto é vantajoso para todos os lados: para quem executa a obra, para quem contrata – prefeituras, por exemplo, e para as incorporadoras, que a curto prazo não terão que realizar manutenção no trabalho feito. “Mas cuidado, vai ter quem diga assim: lá na minha cidade a gente aplica dois centímetros de asfalto em solo compactado e pronto… Isso não é pavimento, a primeira chuva vai levar embora e fica somente o prejuízo. É necessário comparar soluções equivalentes de engenharia para uma correta avaliação de custos.”

 

Fonte: Jornal Floripa

Paving Expo 2023 traz debate sobre sustentabilidade, durabilidade e eficiência do pavimento de concreto

A ABCP marca sua presença na edição da Paving Expo 2023 – maior evento da área de infraestrutura viária do Brasil. O evento acontece entre 24 e 26 de maio no Expo Center Norte, em São Paulo, e tem como objetivo impulsionar negócios em infraestrutura por meio do conhecimento da pavimentação. A feira contará com cerca de 110 marcas, 90 expositores, e previsão de mais de sete mil visitantes ao longo dos três dias.

Na ocasião, além de uma feira de negócios e o congresso, a programação ainda conta com palestras, mesas redondas, eventos especiais distribuídos em cinco auditórios. Como parte representante da indústria cimenteira, a ABCP, juntamente com a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem (ABESC) promovem um painel com o tema “Pavimento urbano de concreto – PUC: sustentabilidade, durabilidade e eficiência”. O seminário, que será realizado no auditório 1 no primeiro dia do evento (24) entre 15h e 18h, contará com a participação de:

  • Valter Frigieri, diretor de planejamento e mercado da ABCP
  • Wagner Lopes, presidente da ABESC, além de outros especialistas e renomados profissionais do setor

O painel vai abordar como construir pavimentos urbanos mais resistentes, duráveis e sustentáveis, aplicações especiais para vias urbanas e ainda vai apresentar estudos de casos e exemplos de sucesso para construir cidades mais resistentes e eficientes em todo o Brasil.

Para Paulo Camillo Penna, presidente da ABCP, a Paving Expo tem o objetivo de fomentar discussões relevantes sobre a importância do desenvolvimento da infraestrutura brasileira, por meio de melhores técnicas de pavimentação. “A ABCP, por sua vez, tem total sinergia com a proposta, uma vez que aposta no Pavimento de Concreto, mais conhecido como ‘pavimento verde’ por conta das suas características de sustentabilidade e que promove maior durabilidade e traz melhorias a qualidade de vida dos brasileiros”, afirma.

Wagner Lopes ressalta que as associações seguem empenhadas na missão de proporcionar um salto para a infraestrutura das cidades brasileiras, com a introdução do Pavimento Urbano de Concreto (PUC). “Com foco nas vias urbanas, a tecnologia se demonstra competitiva quando comparada ao custo inicial de outros sistemas” completa Lopes. Por conta da durabilidade do concreto, se avaliado todo o ciclo de vida do pavimento, a vantagem econômica é ainda mais ampla.

“Vale destacar também a praticidade de execução, a diminuição do consumo de energia na produção dos materiais e a redução significativa de eletricidade para a iluminação das vias”, ressalta Lopes. “A Paving Expo é um fórum privilegiado de debate técnico e, portanto, excelente oportunidade para avançarmos no tema”, conclui o executivo.

Para participar, os interessados devem realizar o credenciamento e inscrição por meio do site https://paving.com.br/

Fonte: Portal Radar / Luis Orsolon


Entre em contato conosco